sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Raízes Sonoras - Programa 02 - Samba

Raízes Sonoras - Programa 02 - Samba

LOC: Você conhece a história da música brasileira? E os ritmos e os gêneros musicas que são a cara do nosso país?

LOC: O projeto Raízes Sonoras traz pra você vinte e cinco programas que abordam os gêneros musicais brasileiros e suas raízes históricas. O programa de hoje vai falar sobre o samba e sobre as marchinhas de carnaval.

LOC: O samba foi criado pelos escravos negros africanos a partir da segunda metade do século 19 na Bahia. As manifestações religiosas do povo africano envolviam o uso de instrumentos de percussão, como atabaques e tambores. As batidas e danças do povo africano deram origem ao samba.
LOC: No final do século 19, o samba chegou ao Rio de Janeiro com o carnaval de rua. Hoje o samba é a cara da música brasileira. É um verdadeiro símbolo da cultura nacional.
LOC: Mas quem vê o carnaval pela televisão pode não conhecer a história do samba. Essa é uma história de resistência da cultura popular à intolerância racial.
LOC: O primeiro samba a ser gravado foi Pelo Telefone, de Donga e Mauro de Almeida, em 1917, no Rio de Janeiro. Pelo Telefone foi registrado pelo violonista Donga, o que gerou muita polêmica.
LOC: Essa música foi criada em uma roda de samba por várias pessoas. Essas pessoas também queriam estar nos créditos. A letra é do jornalista Mauro de Almeida, que admitiu que só uniu os versos que estavam sendo cantados. Ouça agora Pelo Telefone.


LOC: Durante muito tempo, por conta do preconceito racial, o samba era muito mal visto. Quem tocava samba podia até ser preso.
LOC: Quem acompanha hoje o carnaval pela televisão, não imagina o quanto a "velha guarda" do samba sofreu e foi perseguida. A sociedade via nas rodas de samba e nos sambistas uma ameaça à moral e aos bons costumes.
LOC: A perseguição às manifestações culturais dos africanos chegou ao Brasil junto com os primeiros navios negreiros. Os portugueses reprimiam qualquer manifestação cultural e religiosa dos escravos como uma tentativa de impedir qualquer resistência à escravidão.
LOC: Com a abolição do trabalho escravo e a expulsão dos negros para as periferias, começaram a surgir as reuniões religiosas e culturais, que mais tarde dariam origem aos blocos de carnaval e escolas de samba.
LOC: Certos sambas enredos das escolas de samba viraram clássicos da música popular brasileira. É o caso do samba-enredo Festa para um rei negro que se tornou um campeão de vendagens ao ser gravado em 1971 por Jair Rodrigues. Vamos escutá-lo.



LOC: A partir da década de 40, o governo nacionalizou o samba e obrigou os letristas a fazerem letras nacionalistas. Um dos sambas que contam a história do Brasil é Exaltação a Tiradentes, de 1949, da escola de samba carioca Império Serrano. Vamos ouví-la.


LOC: Além dos grandes sambas-enredos da música brasileira, também são inesquecíveis as marchinha que fizeram a história do carnaval no país.
LOC: As marchinhas de carnaval surgiram por um caminho diferente do samba. Era ritmo executado principalmente nos salões cariocas do final do século 19.
LOC: Elas tiveram sua ascensão ao mesmo tempo em que a classe média aumentou sua participação nos carnavais de rua. O reinado das marchinhas durou quatro décadas: de 1920 a 1960 elas embalavam o carnaval brasileiro.
LOC: Vamos agora escutar algumas das principais marchinhas de carnaval. A primeira que escutaremos é Chiquita Bacana, composta por Alberto Ribeiro e Braguinha, o mais célebre compositor desse gênero musical. Ela foi lançada em 1948 e a versão que escutaremos foi cantada por Emilinha Borba.




 LOC: Escutamos "Ó Abre Alas", que foi a primeira música composta especificamente para um bloco de carnaval. Quem escreveu a marchinha foi Chiquinha Gonzaga, em 1899. 
LOC: Ouvimos também a marchinha Jardineira, na voz de Orlando Silva. Seu compositor, Benedito Lacerda, era flautista. Humberto Porto, que também assina a composição, era estudante de Medicina.
LOC: Composta em 1938, a música Jardineira apareceu na comédia musical "Banana da Terra" (1939), que tinha no elenco Carmen MirandaOscarito e Emilinha Borba.
LOC: Essas músicas animaram décadas e décadas de carnavais e festas populares no país. O samba e as marchinhas de carnaval são parte do patrimônio cultural brasileira.
LOC: Mas o samba não é só carnaval! Que tal conhecermos alguns dos maiores sucessos da história do samba e também os grandes sambistas brasileiros?
LOC: O carioca Nelson Cavaquinho, com a influência de seu pai que tocava tuba na banda da Polícia Militar, se tornou um dos principais compositores do samba.
LOC: Seu maior sucesso é A flor e o espinho, parceria com Guilherme de Brito e Alcides Caminha. Em 1964, a intérprete Elizeth Cardoso gravou a  versão famosa de A flor e o espinho. Vamos ouvi-la.


LOC: O baiano Dorival Caymmi em 1956, lançou a canção Maracangalha. A inspiração teria vindo de um amigo que, quando ia visitar uma amante, dizia à sua esposa que iria a uma viagem de trabalho para Maracangalha.
LOC: Dorival Caymmi não gravou muitas músicas. Foram apenas cerca de 100 canções. Contudo, esse grande músico brasileiro só compôs obras-primas da cultura popular. Uma dessas obras-primas é a música Suíte do Pescador.
LOC: Vamos escutar, de Dorival Caymmi, as músicas Maracangalha e Suite do Pescador.



LOC: Continuando com os sucessos do samba brasileiro, Adoniran Barbosa compôs Trem das Onze em 1951 e não fez sucesso. Esse grande compositor e sambista ficou conhecido nacionalmente como o pai do samba paulista.
LOC: Mais de dez anos depois, em 1965, o grupo paulista Demônios da Garoa, gravou essa canção e tornou-a uma das músicas mais conhecidas do samba.
LOC: Outro grande sucesso de Adoniran Barbosa é a música Saudosa Maloca, cujo conteúdo tem forte crítica social. Vamos escutar essas duas canções: Trem das Onze e Saudosa Maloca, compostas por Adoniran Barbosa e gravadas por Demônios da Garoa.



LOC: Voltando ao Rio de Janeiro, vamos conhecer duas das maiores vozes femininas do samba.
LOC: Elizeth Cardoso é conhecida como "A Divina" e considerada uma das maiores intérpretes da música brasileira. É uma das mais talentosas cantoras de todos os tempos, reverenciada pelo público e pela crítica.
LOC: Outra grande intérprete do samba é Beth Carvalho. Desde que começou a fazer sucesso, na década de 1970, Beth ajudou a revelar nomes como Jorge Aragão e Zeca Pagodinho.
LOC: Vamos agora ouvir na voz de Elizeth Cardoso, a música Barracão gravada em parceria com Zimbo Trio e Jacob do Bandolim, e composta por Luís Antônio e Oldemar Magalhães.
LOC: E na voz de Beth Carvalho, vamos escutar o clássico Vou Festejar, composta por Jorge Aragão.



LOC: Seguindo com os grandes sucessos do samba brasileiro, em 1971, a dupla baiana Antonio Carlos e Jocafi, já no Rio de Janeiro,  gravou a música de autoria própria, Você Abusou. Essa música se tornou um clássico do samba.
LOC: Outra que veio a se tornar clássica, foi a música O Mar Serenou. Ela foi composta por Candeia, músico carioca que pertencia à Ala de Compositores da Portela.
LOC: Uma das composições de Candeia, o samba-enredo "Seis datas magnas"foi o primeiro samba na história do carnaval carioca a receber nota máxima do juri. O Mar Serenou tornou-se um sucesso na versão de Clara Nunes.
LOC: Vamos ouvir a música Você Abusou de Antonio Carlos e Jocafi, e também a música O Mar Serenou de Candeia no voz de Clara Nunes.



LOC: E pra encerrar o último do programa de hoje do Raízes Sonoras não podemos nos esquecer de três dos mais populares cantores e compositores do samba brasileiro: Jorge Aragão, Martinho da Vila e Zeca Pagodinho.
LOC: Jorge Aragão é filho de mãe acreana, nascido e criado no Rio de Janeiro. Começou a sua carreira pelo samba na década de 1970 em bailes e casas noturnas. Quase todos os grandes intérpretes do samba têm canções de Jorge Aragão em seu repertório.
LOC: Martinho da Vila é filho de lavradores e desde pequeno se criou também no Rio de Janeiro. Serviu o exército e abandonou a carreira militar em 1970 para se tornar cantor profissional. Concorreu em diversos festivais, ganhou muitos prêmios e virou um dos cantores mais populares do Brasil.
LOC: Tão popular quanto Martinho da Vila é o cantor Zeca Pagodinho. O músico gravou mais de 20 discos e é considerado um grande nome do gênero samba e pagode.
LOC: Os sucessos que escutaremos agora são Eu e Você Sempre, de Jorge Aragão; Mulheres, de Martinho da Vila e Verdade, de Zeca Pagodinho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário