sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Raízes Sonoras - Programa 03 - Forró

Raízes Sonoras - Programa 03 - Forró

LOC: Você conhece a história da música brasileira? Conhece os diferentes ritmos e gêneros musicas que representam a diversidade cultural do país?
LOC: O projeto Raízes Sonoras traz pra você vinte e cinco programas que abordam os gêneros musicais brasileiros e suas raízes históricas. O programa de hoje vai falar sobre o forró!
LOC: O termo "forró" deriva da palavra africana forrobodó, que dava nome aos bailes populares do Nordeste do Brasil. 
LOC: Eram vários os ritmos dançados nessas festas, como o baião, a quadrilha, o xaxado e o xote.
LOC: E falando em quadrilha todos se lembram das festas juninas de São João! Que tal começarmos o programa de hoje em ritmo de quadrilha?

LOC: Vamos escutar a música Sonho de Papel, de Altamiro Carrilho.




LOC: Escutamos a canção Pula a Fogueira, composta por Getúlio Marinho e João Bastos Filho e gravada por Francisco Alves em 1936.
LOC: Escutamos também a música Cai, Cai balão, composta por Assis Valente e gravada por Francisco Alves e Aurora Miranda em 1933.
LOC: Foi esta marchinha que inaugurou o gênero "música de festa junina". E foi também a estreia em disco de Aurora Miranda, irmã de Cármen Miranda.
LOC: Essas canções que escutamos são algumas das muitas músicas populares de Quadrilha Junina, que embalam ano após ano as Festas Juninas no Brasil do norte ao sul.
LOC: Também muito tradicional da Quadrilha Junina são os dizeres - a narração feita por um locutor para animar a quadrilha, enquanto há a apresentação das danças. Quem não conhece o “Olha a cobra! É Mentira!”?
LOC: Os dizeres mais famosos são: o “Balancê”, que é quando os dançarinos balançam o corpo no ritmo da música, ainda nos seus lugares; o “Caminho da roça” – quando os dançarinos fazem só uma fila, a dama à frente de seu cavalheiro;
LOC: Tem também o “Olha a Cobra ou Olha a Chuva” – quando os dançarinos devem caminhar em sentido contrário; logo depois o narrador fala: “É mentira!” – e todos voltam a caminhar na direção que estavam.
LOC: Continuando em ritmo de festa, que tal conhecermos um pouco do baião, do xote e do xaxado? Ritmos que reunidos formam a grande riqueza cultural do forró!
LOC: Vamos escutar a música Xote dos Milagres, do grupo Falamansa.




LOC: Escutamos a música Xaxado da Paraíba composta por Juvenal Lopes e Reinaldo Costa e gravada por Marinês. Escutamos também a música Mulher Rendeira, de Zé do Norte.
LOC: Tradicionalmente o forró é tocado por trios compostos por sanfoneiro, zabumbeiro e um tocador de triângulo.
LOC: O forró é representativo da diversidade cultural presente na cultura brasileira.
LOC: Os portugueses influenciaram bastante na formação do forró. O rei do Baião, Luiz Gonzaga, disse que os instrumentos utilizados no forró, o triângulo, a zabumba e a sanfona, vieram do gênero musical português conhecido como chula.
LOC: Vamos ouvir Chula da póvoa, ou Chula do Povo, do compositor e cantor português José Afonso.




LOC: Escutamos as músicas Respeita Januário e A vida do Viajante, ambas gravadas por Luiz Gonzaga.
LOC: A história do forró mistura-se com a história de Luiz Gonzaga, seu principal compositor e intérprete. Ele nasceu em Exu, no estado do Ceará, em 1912.
LOC: As letras de suas músicas retratavam tanto a alegria das festas juninas quanto as dificuldades vividas pelos nordestinos. 
LOC: A terra de Luiz Gonzaga fica na Serra do Araripe, o que o inspirou em uma das suas primeiras composições, No meu pé de serra. Vamos ouvir Pé de Serra, de Luiz Gonzaga.
LOC: Logo em seguida vamos escutar aquela que virou um verdadeiro hino do Nordeste: a música Asa Branca. Composta e gravada por Luiz Gonzaga esse super sucesso é uma das músicas mais representativas da cultura brasileira.





LOC: A música fechou esse bloco é Assum Preto, de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.
LOC: O baião é um ritmo musical nordestino, acompanhado de dança, muito popular na região nordeste e norte do Brasil.
LOC: Foi na década de 1940 que o baião tornou-se popular, através de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, conhecido como “o doutor do baião".
LOC: O baião utiliza muito os seguintes instrumento musicais: viola caipira, sanfona, triângulo, flauta doce e acordeon. Os sons destes instrumentos são intercalados ao canto.
LOC: A temática do baião é o cotidiano dos nordestinos e as dificuldades da vida.
LOC: O baião recebeu, na sua origem, influências das modas de viola, música caipira e também de danças indígenas.
LOC: Vamos escutar a música Baião de Dois, composta por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira e gravada na voz de Emilinha Borba.





LOC: Escutamos a música Boi Bumbá, de Luiz Gonzaga. Escutamos também Baião da Panham composta por David Nasser e Guio de Morais, e gravada por Luiz Gonzaga.
LOC: O forró  não seria o forró se não fosse o xaxado!
LOC: Xaxado é uma dança popular Brasileira originada nas regiões do Agreste e do Sertão do estado Pernambuco, muito praticada no passado pelos cangaceiros da região, em celebração às suas vitórias.
LOC: A palavra xaxado é uma onomatopeia do barulho xa-xa-xa, que os dançarinos fazem ao arrastar as sandálias no chão durante a dança.
LOC: Luiz Gonzaga também foi um grande divulgador do xaxado. Todos esses ritmos juntos - xaxado, xote, baião e quadrilha - formam um dos gênero mais aprecidos no Brasil: o forró!
LOC: Vamos encerrar o programa de hoje curtindo outros sucessos. De Dominguinhos, a música Eu só quero um xodó. Na voz de Elba Ramalho, a música composta por Vital Farias, Ai que saudade D'Ocê.. E por fim, a música Colo de Menina, da banda Rastapé.




Nenhum comentário:

Postar um comentário