sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Raízes Sonoras - Programa 04 - Rock

Raízes Sonoras - Programa 04 - Rock

LOC: Está começando agora mais um programa do Projeto Raízes Sonoras! O projeto que apresenta para você, em 25 programas, diversos gêneros e ritmos da música brasileira.
LOC: E no programa de hoje iremos falar sobre o rock no Brasil!
LOC: O rock en roll veio às terras brasileiras diretamente dos Estados Unidos nos anos 50. A marca desse gênero musical era o ritmo rápido, que unia influências do blues e do country americano.
LOC: O rock na época era um ritmo inovador e diferente de tudo que já tinha ocorrido na música. Uma das características mais importantes do rock era o acompanhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo.
LOC: Com letras simples e um ritmo dançante, caiu rapidamente no gosto popular. No Brasil, o rock teve início no final da década de 1950, começando a ser tocado por orquestras de bailes e por cantores populares.
LOC: Os primeiros cantores e grupos que tocaram rock no Brasil foram Betinho e Seu Conjunto, Nora Ney e Cauby Peixoto. Também tomaram conta dos rádios e televisões, os ídolos Sérgio Murillo e os irmãos Tony e Celly Campelo.

LOC: Na voz de Nora Ney, vamos O balanço das horas. Essa música foi gravada em 1955 e é uma versão da trilha sonora de um filme americano com o mesmo nome. 






LOC: Acabamos de escutar a música Rock and Roll em Copacabana, de Cauby Peixoto. Essa foi a primeira música de rock em português. Ela foi escrita pelo compositor de sambas e marcinhas Miguel Gustavo e gravada em 1957.
LOC: Escutamos também a música Enrolando o rock, de Betinho e seu conjunto. Esse foi um dos primeiros grupos de rock a se formar no Brasil.
LOC: Além do rock, eles tocavam outros estilos como jazz, calipso, baião e choro, mostrando a diversidade da música brasileira.
LOC: O rock já chegou fazendo um sucesso estrondoso no Brasil. Em 1958, vindos do interior de São Paulo, os irmãos Tony e Celly Campelo lançaram uma canção que vendeu 38 mil cópias.
LOC: Em 1959, Celly Campelo fez grande sucesso com a música Estúpido Cupido. Ela foi a música mais tocada no ano em que foi lançada. Vamos ouvi-la.






LOC: Escutamos na seqüência a música Feche os olhos, de Renato e seus blue caps - que é uma versão em português de música dos Beatles.
LOC: Escutamos também a música Estou Louco, composta por Baby Santiago e gravada por Demetrius. E a música que fechou esse bloco de sucessos foi Vigésimo Andar, de Albert Pavão.
LOC: Foi assim que o cenário cultural brasileiro passou a viver tempos de grande efervescência. Com a popularização dos meios de comunicação, a juventude experimentou novas formas de expressão.
LOC: O início da década de 1960 trouxe outro grande cantor do rock brasileiro: Ronnie Cord. Seu maior sucesso foi a música Biquíni de Bolinha Amarelinha. Vamos escutá-la.





LOC: As músicas que escutamos nesse bloco foram grandes sucessos dos cantores e das bandas da Jovem Guarda.
LOC: Ouvimos Alguém na multidão, de Golden Boys; Igual a Peter Pan, de Ronnie Von; e Doce, doce, amor, composta por Raul Seixas, na voz de Jerry Adriani.
LOC: O movimento Jovem Guarda, liderado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, envolveu a maioria da juventude com programas de televisão, shows ao vivo e inúmeros discos.
LOC: Novos cantores e bandas apareciam na cena musical da época, como os reis do “iê, iê, iê” embalados pelo som das guitarras elétricas e do ritmo ditado pelas baterias.
LOC: Nesse período, a televisão se tornou o grande espaço de popularização de artistas como Sérgio Reis, Os Vips, Golden Boys, Jerry Adriani e Ronnie Von.
LOC: Grande parte de suas letras tinham temáticas amorosas, adolescentes e açucaradas. Haviam muitas versões de músicas do rock internacional da época, principalmente sob a influência do fenômeno dos Beatles.
LOC: A Jovem Guarda não foi só um movimento musical. Ele também misturava uma nova forma de comportamento e moda dos jovens.
LOC: Vamos escutar agora alguns grandes sucessos do Rei da Jovem Guarda, Roberto Carlos. A primeira música que vamos escutar é Quero que vá tudo pro inferno. Essa canção fez parte do álbum Jovem Guarda lançado em 1965 e foi um divisor de águas na carreira de Roberto Carlos. Vamos escutá-la.






LOC: Escutamos a música de Roberto e Erasmo Carlos, Eu sou Terrível. Escutamos também Festa de arromba de Erasmo Carlos e Pare o casamento de Wanderlea.
LOC: Na década de 1970, a identidade do rock nacional foi definitivamente afirmada por bandas e artistas como Mutantes, Rita Lee, Secos e Molhados e Raul Seixas.
LOC: Os Mutantes é uma banda brasileira de rock psicodélico formada durante o Tropicalismo no ano de 1966, em São Paulo, por Arnaldo Baptista, Rita Lee e Sérgio Dias. A banda é considerada um dos principais grupos do rock brasileira.
LOC: A década de 1970 trouxe também aquele que é conhecido como o maior rockeiro que o Brasil já teve: Raul Seixas.
LOC: Vamos escutar dos Mutantes, a música Posso perder minha mulher, minha mãe, desde que eu tenha o rock and roll.





LOC: Escutamos a música Ovelha Negra de Rita Lee, O vira de Secos e Molhados e Cowboy fora da lei, de Raul Seixas.
LOC: Na década de 1980 o rock se popularizou. Muitas bandas como os Titãs e Os Paralamas do Sucesso permanecem ativas até hoje, fazendo apresentações por todo o Brasil.
LOC: Outras bandas e artistas da época, como Cazuza, Legião Urbana e Renato Russo, foram imortalizados e tocam nas rádios até hoje, devido ao grande sucesso entre o público, principalmente adolescentes.
LOC: De toda a geração emergida no estouro do rock nacional na década de 1980, a Legião Urbana foi a banda mais venerada pelo público e respeitada pela crítica. Seus sucessos foram a trilha sonora de toda uma geração.
LOC: Vamos escutar da Legião Urbana uma música de conteúdo de forte crítica social: Que país é esse.







LOC: Escutamos a música Sonífera Ilha, dos Titãs; Bete Balanço, do Barão Vermelho e Ela Disse Adeus, dos Paralamas do Sucesso.
LOC: A década começou com uma novidade: a MTV Brasil, em 1990. E o primeiro "grande grupo" da década foram os mineiros Skank, que misturavam rock e reggae. Ao longo da década, outros grupos mineiros surgiriam, como Pato Fu e Jota Quest.
LOC: Outra banda mineira que fez grande sucesso inclusive no exterior na década de 1990 foi o Sepultura. Misturando diversos ritmos: indígenas e africanos ao metal, os irmãos Cavalera venderam milhões de discos no mundo.
LOC: A banda Raimundos de Brasília também trouxe um elemento novo ao rock, ao misturar ritmos nordestinos com o rock pesado.
LOC: Vamos ouvir agora no último bloco do Programa Raízes Sonotas, a música Roots do Sepultura, Encontrar alguém do Jota Quest, Garota Nacional do Skank, e I saw you saying dos Raimundos. Vida longa ao rock!





Nenhum comentário:

Postar um comentário